Apesar da lei 1.521/51 configurar como crime contra a economia popular, a prática de pirâmides financeiras cresceu consideravelmente nos últimos anos. À medida em que a tecnologia avança e proporciona facilidades aos usuários, criminosos aproveitam para fazer vítimas a todo o momento.
São anos se planejando e trabalhando para construir algum patrimônio e de repente tudo está perdido na mão de golpistas, a partir desse momento não há muito o que fazer, porém existem alguns passos que podem ajudar caso você tenha sido vítima de um desses golpes.
Admitir que você tem um problema, é sem dúvida o primeiro passo para resolvê-lo, mas é um passo difícil quando se trata de pessoas que caíram em um golpe seja ele financeiro ou não.
O ego ferido de quem se vê ludibriado é muitas vezes um fator que dificulta o início do processo contra uma pirâmide financeira.
Então, o melhor é admitir e aceitar para começar a agir.
Comece realizando um boletim de ocorrência que poder realizado por meio da delegacia virtual ou de delegacias especializadas em crimes financeiros ou equivalentes.
Entretanto, o boletim só servira para a esfera cível, uma vez que a delegacia não vai prender o golpista e ressarcir suas perdas.
Reúna todas as provas possíveis e caso haja outras vítimas, busque provas com essas pessoas também. Extratos bancários, diálogos, redes sociais dos golpistas ou de corretoras, nome e endereço de testemunhas que acompanharam suas negociações e outras vítimas que você eventualmente tenha conhecimento.
Dentro da advocacia não basta ter formação em alguma área específica, é necessário ter experiência e conhecimento prático.
Busque por profissionais que tenham uma vivência na atuação em golpes financeiros, mais especificamente em pirâmides.
Um advogado experiente poderá atuar sozinho ou junto a um detetive que poderá rastrear os golpistas e até seu patrimônio.
Muitas pessoas têm resistência ao fato de ter que encarar um processo judicial, mas acredite, não há outra possibilidade e é inviável tentar resolver por meios próprios.
Por mais demorado e difícil que possa parecer, um processo judicial pode reaver o seu patrimônio e, em alguns casos, até levar o golpista para a cadeia, mas a prioridade é reaver aquilo que lhe foi tirado.
Nessa etapa você vai realizar algum investimento, não há como iniciar um processo e evitar as custas, não acredite em um profissional que deixa para cobrar somente ao fim do processo, dificilmente haverá êxito em seu processo.