(11) 5239-8619
(21) 3231-9046
(21) 96601-8080
(48) 4042-0095

BLOG

Por que evitar o divórcio litigioso?

11 de maio de 2020
Nenhum comentário

De forma geral, quando o casal que decide se separar está de comum acordo em todos os termos do processo de separação, desde a guarda dos filhos, pensões e partilha dos bens, o divórcio é chamado de amigável ou consensual. Nos casos em que não existe esse consenso para um acordo de separação, se torna um divórcio litigioso.

O divórcio litigioso ocorrerá sempre que houver discordância entre as partes e não for possível chegar a um acordo, o que leva uma delas a acionar a Justiça, iniciando-se com o pedido formulado por uma das partes em juízo para a decretação do divórcio e definição dos demais direitos pertinentes à relação familiar: partilha de bens, pensão alimentícia, guarda e convivência dos filhos, dentre outros. Acreditamos que a mediação é sempre uma boa solução, por isso listamos 4 motivos para evitar o divórcio litigioso:

1– Agilidade e economia de tempo

Todo procedimento de jurisdição voluntária, ou seja, em que não há conflito de interesse entre as partes, tal qual como ocorre nos divórcios amigáveis, é muito mais rápido e prático, além de menos burocrático.

2- Custas e despesas processuais

Custas são as taxas remuneratórias autorizadas em lei e cobradas pelo Poder Judiciário em decorrência dos serviços prestados pelos serventuários da justiça (escrivães, distribuidores, contadores, oficiais de justiça, etc.) para a realização dos atos processuais e emolumentos devidos ao juiz, podendo ser um percentual proporcional ao valor da causa.

3- Desgaste emocional e psicológico

O divórcio litigioso é um processo extremamente desgastante, emocionalmente falando, na maioria das vezes, são apresentadas como provas os fatos íntimos da pessoa, como fotos, contratos, empresas, certidões, cartas amorosas, comprovantes, documentos que assegurem a existência de amantes, indícios de fraudes entre outros

4- Despesas com honorários advocatícios

Bons advogados devem ser bem remunerados, pois só assim haveria chance de sucesso em um litígio. No entanto, tais custos podem ser realmente expressivos, especialmente no caso de divórcios litigiosos.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: