(11) 5239-8619
(21) 3231-9046
(21) 96601-8080
(48) 4042-0095

BLOG

Pirâmides financeiras: quais os direitos de quem foi prejudicado?

29 de dezembro de 2021
Nenhum comentário

A pirâmide financeira é um crime que está em alta no Brasil. Pode ser difícil a princípio identificar que você está sendo vítima de um esquema como esse, e, por isso, várias pessoas perdem dinheiro diariamente.

Se você está em dúvida ou sabe que foi vítima de pirâmides financeiras é importante estudar os seus direitos para começar a agir. Nesse artigo você encontra o passo a passo. Confira!

Afinal, do que se trata a pirâmide financeira?

A pirâmide financeira tem esse nome, pois busca captar cada vez mais pessoas. Sendo os criminosos o topo da pirâmide e as vítimas a base.

Comissões para atrair mais pessoas:

Geralmente, os golpistas vendem o seu produto com um retorno expressivo que acaba levando a ilusão de parecer uma oferta irrecusável. Porém, esse retorno nunca será visto.

Os fraudulentos também prometem comissões inimagináveis pela quantidade de pessoas que você traz para o “negócio”.

Estelionato garantido:

Assim, com tantas promessas de retorno garantido é fácil ver pessoas investindo muito dinheiro em busca de um ganho muito maior, mas, na verdade, esses estelionatários irão apenas utilizar esse dinheiro para luxo e o produto que eles vendem com garantia de retorno nem sequer existe. É duro saber que você foi vítima desse golpe inicialmente. Mas passado o choque, está na hora de saber quais são os seus direitos.

Fui vítima de pirâmide financeira: O que posso fazer?

Se você descobriu que foi vítima de pirâmide financeira imaginamos que esteja desesperado e achando que não é possível recuperar o seu dinheiro. Mas respira, agora é a hora de tomar as providências cabíveis.

Registre o B.O. em delegacia civil

O boletim de ocorrência é uma das provas cruciais de que o crime foi cometido e denunciado e servirá para dar andamento ao seu processo. O boletim pode ser registrado tanto em delegacias virtuais, como em delegacias físicas e é importante que isso seja feito o quanto antes. Inclua no seu B.O. o máximo de informações e detalhes possíveis, como: datas, nomes dos suspeitos, dinheiro investido, promessa de retorno, entre outros.

Contrate um bom advogado criminalista com experiência em pirâmides financeiras

Após registrar o seu B.O., o próximo passo é contratar um bom advogado criminalista que irá analisar o seu processo. Lembre-se de contar todos os detalhes do golpe para o seu advogado. Mesmo as coisas que pareçam irrelevantes podem ser importantes para o seu caso. Com o advogado criminalista, será necessário juntar o maior número de provas que você tiver. Como, por exemplo, comprovantes de transferências, dados bancários para o qual foi transferido, nome das pessoas envolvidas, endereços e locais onde se encontravam. Quanto mais evidências você tiver, melhor.

Entre com o processo na justiça

Após seguir todas as orientações do seu advogado e obter o maior número de provas do golpe, é necessário entrar com o processo na justiça. A batalha judicial pode ocorrer em processo civil e também penal. Ou seja, para recuperar o seu dinheiro e também para a prisão dos criminosos. Alguns dos crimes que podem ser apontados são estelionato, formação de quadrilha e contra a ordem econômica.

Qual o meu direito após ser vítima de uma pirâmide?

Após entrar com o processo na justiça, a ação esperada é de causa ganha. Com o processo ganho você possui o direito como vítima de ter todo o seu patrimônio ressarcido. Além disso, é possível que seja paga uma multa por danos financeiros e psicológicos, se for o caso. Nessa jornada, um bom advogado criminalista faz toda a diferença. Tenha em mente que a causa só é ganha e em menor tempo possível com um bom profissional. Por isso, avalie toda a experiência antes de escolher o seu.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: