O divórcio é uma situação que infelizmente pode vitimar qualquer casal, desde os casais que tem pouco tempo de relacionamento, até os que já tem anos de casamento.
E claramente o processo de divórcio é estressante e com impactos negativos psicológicos, por tratar de perdas emocionais, mudança de hábitos e perdas financeiras. Além de aflorar as piores características em ambas as partes. Para deixar o processo do divórcio mais tranquilo, para quem está passando por essa situação.
1 – Tenha certeza absoluta; por se tratar de um processo tão traumático, é necessário ter 100% de certeza sobre a decisão, para evitar desgastes emocionais e psicológicos. Tenha certeza de que tudo o que poderia ser feito para salvar a relação foi feito. Pois após o distanciamento é comum que as emoções se tornem mais brandas e isso leva a pensar se algo poderia ser feito para preservar a relação..
2 – Prós e contras; não tomar a decisão de forma a fugir dos problemas, ponderar sobre o que existe de bom e ruim e se a relação está fazendo do casal feliz ou não, e agir de forma saudável para o futuro de ambos.
3 – Se a decisão já foi tomada e tudo foi ponderado, é o momento da documentação. Separe todos os documentos necessários e organize-os de forma acessível. Outra boa dica para o processo de divórcio é fazer também o inventário das propriedades do casal.
4 – A escolha do advogado é crucial, portanto, deve ser analisada do ponto profissional e também do ponto pessoal no que se refere a confiança, o advogado precisa passar essa qualidade ao seu cliente. E claro ficar atento ao registro do profissional na Ordem dos Advogados.
5 – Não deixe que as emoções guiem a decisão financeira. Criar um problema em torno de uma coisa superficial, pautada em emoções passageiras pode prejudicar o resultado final do processo e ainda causar danos psicológicos.
6 – Procure manter a calma e manter sua palavra, além de comparecer em todas as audiências. Isso facilita o processo, uma vez que o divórcio não estará sendo simples para nenhuma das partes.
7 – A divisão de bens é o assunto mais complexo do processo, por isso, prepare-se para essa etapa. Esse processo envolve basicamente 3 momentos, seleção de dados, avaliação e divisão. Sendo a segunda considerada a mais difícil.
8 – Por último, o comportamento no tribunal deve ser levado em consideração. Haja com naturalidade se vista de forma correta, sem muita exuberância e trate todos com educação. Isso traz mais segurança a todos na audiência.
Com as dicas que apresentamos no artigo de hoje, procuramos auxiliar você que está ou estará em um processo de divórcio. Além disso, outro conselho que deixamos é que você procure ser racional para que assim poupe desgastes excessivos.
Por fim, tenha calma e mantenha a paciência diante da situação. Dessa forma, você poderá lidar melhor com todas as etapas do processo e ter um divórcio mais tranquilo.