Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que pode acontecer quando ficam com as contas atrasadas.
O maior receio que a maioria dos cidadãos enfrenta é o medo de um nome sujo na praça. Porém, infelizmente, essa não é a única consequência. Com isso em mente, criamos este post para você entender como o mercado realmente funciona e quais são as regras para dívidas não pagas. Afinal, com o conhecimento certo, você pode evitar muitos problemas no futuro e manter a calma ao tomar decisões. Leia e fique informado do que pode acontecer caso você acabe ficando com suas contas atrasadas.
Sim, você pode ter o nome negativado por qualquer conta que esteja em atraso. Por isso é muito importante se manter atento e se organizar para manter as dívidas pagas em dia. Saiba que ficar com as contas atrasadas permite que o credor entre em contato com os órgãos de restrição de crédito e abra uma solicitação de cobrança. A partir do momento em que eles fazem a solicitação, você irá receber um aviso. Posteriormente, a partir desta data do aviso, você terá 10 dias para pagar o débito. Se mesmo assim as contas continuarem atrasadas, o devedor terá o seu nome incluído no registro de inadimplentes como SCPS, SPC e Serasa.
Além disso, o atraso do pagamento das contas de água e luz pode acarretar multas e juros e correção monetária, que são aplicados de acordo com a legislação do local de residência, e do tipo de negócio. Geralmente esse percentual fica explicito na própria fatura que você recebe, como na fatura de energia por exemplo. E ainda, o fornecedor pode cortar o serviço após três meses de inadimplência, com aviso prévio de 15 dias antes do procedimento.
Com essas informações em mente, é válido destacar que nenhum serviço pode ser interrompido sem aviso, e em casos de negativação indevida, deve-se procurar o auxílio de um advogado, para que analisando o ocorrido seja capaz de direcionar a melhor solução. Além disso, é importante lembrar que nos dois casos, é preciso que seja efetuada a ação de comprovar judicialmente o não aviso ou a negativação indevida. Isso com a finalidade de abrir caminho para que as devidas medidas sejam tomadas.