(Fonte: Portal G1)
As autoridades de aviação da China e da Indonésia ordenaram que as companhias aéreas suspendessem a utilização dos aviões Boeing 737 MAX 8 depois que uma aeronave desse modelo caiu na Etiópia, neste domingo (10), matando todas as 157 pessoas a bordo.
Ethiopian Airlines (empresa etíope proprietária da aeronave que caiu), Cayman Airways (das Ilhas Cayman), Comair (África do Sul) e Royal Air Maroc (Marrocos) anunciaram que também interromperam a utilização desse modelo após o acidente, que ocorreu perto da cidade de Bishoftu, 62 km a sudeste da capital etíope, Adis Abeba.
A Aeromexico anunciou que vai suspender o uso de suas seis aeronaves do modelo e na Argentina, a associação argentina de pilotos de avião divulgou um comunicado anunciando a decisão de não permitir que membros da entidade pilotem aviões Boeing 737 Max 8.
A Boeing informou que 350 aeronaves do modelo são operadas por cerca de 50 empresas no mundo.
No Brasil, apenas a Gol possui aviões da Boeing modelo 737 MAX 8. A companhia opera com sete deles em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, preferencialmente.
No final da tarde, a empresa comunicou que irá suspender temporariamente o uso das aeronaves.
Outras empresas operam esse modelo em rotas que incluem o Brasil, como a Aerolíneas Argentinas, por exemplo, de acordo com a Boeing.
A agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac) informou que acompanha as investigações, e emitiu um relatório de avaliação operacional próprio para avaliar exclusivamente as condições técnicas e operacionais desse modelo e suas variantes.
Para ler esta e muitas outras matérias, acesse o nosso blog: http://www.wagnermendonca.com.br/blog
Ou entre em contato conosco: http://www.wagnermendonca.com.br/contato